Notícias

Definido regulamento e período de disputa da Divisão Especial 2013

29/11/2012

Foi definido na tarde de ontem, dia 28, o regulamento e o período de disputa do Campeonato Catarinense da Divisão Especial em 2013, que será disputado pelo Marcílio Dias e mais nove equipes. O campeonato se inicia no dia 26 de maio e terá turno, returno e um quadrangular final entre os campeões dos turnos e os dois melhores índices técnicos. Os dois primeiros do quadrangular conquistam o acesso a Divisão Principal de 2014 e fazem a final da competição. O prazo de inscrições de atletas vai até dia 30 de agosto e o campeonato se encerra no dia 29 de setembro.

Participaram do Conselho Técnico da Divisão Especial representantes de nove clubes que vão disputar o campeonato e membros da Federação Catarinense de Futebol. Irão participar as seguintes equipes: Marcílio Dias, Brusque, Atlético Tubarão, Concórdia, Hercílio Luz, Biguaçu, Porto, XV de Outubro, Imbituba e Caçador. Uma das principais novidades definidas ontem é que os clubes da Divisão Especial poderão participar também da Copa Santa Catarina no ano que vem.

A fórmula de disputa

Nas duas primeiras etapas, turno e returno, os clubes se enfrentarão em pontos corridos, com os quatro melhores colocados se classificando às semifinais da respectiva etapa. O campeão do turno e do returno será decidido em confrontos eliminatórios, nas semifinais e finais de cada etapa, com o 1º colocado enfrentando o 4º colocado e o 2º colocado enfrentando o 3º colocado.

Ao final das duas primeiras etapas, turno e returno, estarão classificados ao quadrangular final os campeões das respectivas etapas, mais os dois clubes com melhor índice técnico, soma de pontos do turno e returno. Sendo que os campeões das duas primeiras etapas entrarão com um ponto de bonificação no quadrangular. Caso uma mesma equipe seja campeã do turno e do returno, terá dois pontos de vantagem no quadrangular.

Os classificados à terceira etapa, quadrangular, se enfrentarão em turno e returno e os dois clubes que somarem mais pontos serão os finalistas. A quarta etapa, finais, será disputada no sistema de confronto eliminatório, com saldo de gols como critério de desempate e com vantagem do mando de campo para a equipe que somar mais pontos na Classificação Total, soma de todos os pontos, independente do número de jogos.


Fonte: Ass Comunicação Marcílio Dias/ Federação Catarinense de Futebol