Notícias

Dia da consciência negra!

20/11/2020

Neste dia 20 de novembro, viemos reforçar nosso orgulho de carregar conosco o nome de Marcílio Dias, um Marinheiro negro, herói do Brasil, símbolo de garra e coragem, e de tantos negros que marcaram nossa trajetória centenária!

Ao longo dos 100 anos de Clube, tivemos muitos personagens pretos que contribuíram para nossa história. Podemos citar de exemplo o maior artilheiro, Idésio Moreira (mais de 150 gols), o atleta que mais jogou (mais de 500 jogos), Carlinhos do Parque, um dos torcedores mais simbólicos, Nego Dico, entre tantos outros, que mostram a força do povo negro e das nossas cores por eles vestidas.

Curiosamente, a ideia de celebrar o 20 de novembro como Dia da Consciência Negra surgiu, em 1971, nas dependências do Clube Náutico Marcílio Dias, não o de Itajaí, mas uma agremiação homônima fundada em 1949 em Porto Alegre pela comunidade negra da capital gaúcha. A data remete à morte de Zumbi dos Palmares, líder do quilombo que resistiu por 95 anos na Serra da Barriga, em Alagoas.

O Marcílio Dias aproveita a data para manifestar sua gratidão ao povo negro e reforçar essa causa. A luta é diária para que a igualdade não esteja somente no discurso. Temos que abominar quaisquer atitudes racistas e preconceituosas contra qualquer etnia, gênero, religião e grupo. Nada disso é bem-vindo no Marcílio Dias.

Vamos fazer valer a nossa tradição centenária e todos os grandes marcilistas negros que marcaram nossas vidas, Clube, cidade e país, e fazer isso por eles também.


Fonte: Assessoria de Comunicação