Notícias

11 de junho: 153 anos da Batalha do Riachuelo

12/06/2018

No dia 11 de junho a Marinha do Brasil celebra o aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, uma das mais importantes e significativas batalhas da história das Forças Armadas brasileiras, e que teve o marinheiro Marcílio Dias como um de seus heróis.

Para relembrar a data, este ano a Marinha do Brasil realizou o traslado dos restos mortais da mãe do Marcílio Dias, Pulcena Dias, e de mais dois heróis daquela Batalha: Felinto Perry e Joaquim Francisco de Abreu, para as instalações do 5˚ Distrito Naval, na cidade de Rio Grande, terra natal de Marcílio Dias.

A mãe de Marcílio Dias, Pulcena Dias, estava sepultada ao lado da estátua do filho, na Praça marinha do Brasil, na cidade de Rio Grande. O Marinheiro Marcílio Dias foi morto durante a Batalha do Riachuelo, e seu sepultamento ocorreu nas águas do Rio Paraná, durante a Guerra do Paraguai.

Neste domingo, após o primeiro gol do Marinheiro, marcado por Max, os atletas bateram continência para a estátua de Marcílio Dias, hoje colocada atrás do gold a Avenida Marcos Konder, em frente ao escudo do Clube (foto).

A Batalha

A Batalha Naval do Riachuelo ocorreu em 11 de junho de 1865, às margens do Riachuelo, um afluente do Rio Paraná, na Argentina. A batalha foi desencadeada devido ao interesse do Paraguai em controlar os rios da bacia do Prata, via estratégica de transporte de pessoas e mercadorias para o Atlântico, e foi considerada decisiva para a vitória da Tríplice Aliança (Brasil, Uruguai e Argentina), no maior conflito armado já ocorrido na América do Sul.
Registra o Arquivo Nacional: “No tombadilho ensanguentado, entre outros bravos, combateu Marcílio Dias corpo a corpo. Quando perdeu o braço direito, insensível às dores, empunhou o sabre com a mão esquerda”.


Fonte: Ass. Comunicação