Notícias

Nota de pesar: Hairton Matias Kalfeltz, o Sombra, um dos maiores ídolos da história do Marinheiro

09/06/2018

É com profundo pesar que o Clube Náutico Marcílio Dias comunica o falecimento de um dos maiores ídolos de sua história, Hairton Matias Kalfeltz, o Sombra, que fez parte do grande time rubro-anil da década de 60, conquistando, entre outras taças, o título catarinense de 1963. Sombra tinha 85 anos e a três sofria de Alzheimer.

No início do ano, o Marinheiro lançou uma campanha para arrecadar doações no tratamento de Sombra. Infelizmente, na madurada deste sábado, ele nos deixou. O velório acontece no cemitério Parque Metropolitano de Santa Catarina (Rua Corretora Onélia Couto Cabral, nº1191), no bairro Gravatá, em Navegantes. O sepultamento está marcado para as 17h.

Neste momento de dor e tristeza, a diretoria do Marcílio Dias se solidariza com familiares e amigos deste grande ídolo do clube, com a certeza de que seu nome está marcado de forma especial em nossa quase centenária história.

Neste domingo, diante do Fluminense de Joinville, o Marinheiro entrará em campo de luto e respeitará um minuto de silêncio em sua homenagem.

A história do ídolo

Sombra chegou ao Marcílio Dias em 1962, após ser revelado pelo Paula Ramos, de Floripa, onde foi campeão estadual em 1959. Volante de muita qualidade, o jogador permaneceu no Marinheiro até 1969, sendo titular no único título catarinense da história do Marinheiro, em 1963, e participando dos vice-campeonatos de 62 e 67.

Ele também foi bicampeão da liga itajaiense pelo Rubro-Anil, em 62 e 63. Segundo levantamento do historiador Gustavo Melim, Sombra fez 250 jogos pelo Marcílio, anotando 40 gols. Como técnico, ainda comandou a equipe em 14 partidas em 1976.

Em 1968, jornais da época o elegeram o melhor jogador em campo em um amistoso entre Marcílio Dias e Corinthians, vencido por 1 a 0 pelos paulistas. Relatos dão conta de que o volante rubro-anil anulou Rivelino, craque corintiano e da Seleção Brasileira. Uma eleição feita em 2006 com a imprensa local apontou Sombra como o melhor jogador da história do Marinheiro.

Diretor de Memória do Marcílio Dias e autor do livro sobre a conquista de 1963, Fernando Alécio completa: “Sombra é um dos maiores ícones da história do Marcílio Dias. Apontado como o jogador de melhor qualidade técnica que já vestiu a camisa do clube”.


Fonte: Assessoria de imprensa