Notícias

Retrospecto: Marcílio Dias x Fluminense de Joinville

06/07/2017

Retrospecto: Marcílio Dias x Fluminense de Joinville

FOTO: Ratinho, ex-Marcílio e Fluminense (Acervo FGML)

O Marcílio Dias recebe nesta quinta-feira, às 20h30, no Estádio Hercílio Luz, a equipe do Fluminense de Joinville, pela segunda rodada do Campeonato Catarinense da Série B. Será o segundo confronto na história entre as duas equipes.
O primeiro e único jogo de que se tem registro ocorreu em 15 de novembro de 1962, um amistoso vencido pelo Marinheiro por 3 a 1, em Joinville, de acordo com o pesquisador Gustavo Melim Gomes. Os gols marcilistas foram anotados por Aquiles, Renê e Dico. Eduardo fez o gol do adversário.
Na partida disputada no Estádio Ernesto Schlemm Sobrinho, o Marcílio Dias, treinado pelo técnico Alípio Rodrigues, atuou com Jorge; Cleuson, Xande, Zilton e Marzinho; Sombra e Odilon; Ratinho, Renê, Aquiles e Saul (Dico).

Ratinho
Um ponto em comum na história de Marcílio Dias e Fluminense atende pelo nome de Heitor Martinho de Souza, mais conhecido como Ratinho. Um dos grandes ídolos do Marcílio Dias na década de 1960, o ponta-direita iniciou a carreira no time de Joinville.
Após se destacar com a camisa tricolor do bairro Itaum, Ratinho foi contratado pelo Marinheiro em 1962, aos 20 anos. No Rubro-Anil, Ratinho sagrou-se campeão catarinense de 1963 e bicampeão da Liga Itajaiense de Desportos (LID) em 1962 e 1963. De acordo com o livro Torneio Luiza Mello - Marcílio Dias Campeão Catarinense de 1963, Ratinho atuou em 16 jogos e marcou três gols no certame estadual vencido pelo Marinheiro.
Ratinho também defendeu as cores de Portuguesa (SP), São Paulo (SP) e Joinville, onde encerrou a carreira em 1978, e faleceu em 11 de fevereiro de 2001, aos 58 anos.

Diretoria de Memória e Cultura


Fonte: Diretoria de Memória e Cultura