Notícias

152º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo

11/06/2017

Na noite de 17 de março de 1919, quando um grupo de pessoas se reuniu para fundar um clube náutico na cidade de Itajaí, por alguns instantes houve discussões a respeito da escolha do nome a ser adotado. As dúvidas se dissiparam no momento em que Ignácio Mascarenhas Passos, presidente da assembleia de fundação, explanou sobre um jovem marujo negro que sacrificou a vida em defesa da Pátria na Batalha Naval do Riachuelo, deixando um exemplo de coragem e obstinação.

Sob uma ovação de palmas, todos os presentes, por unanimidade, concordaram em batizar o clube com o nome do imperial marinheiro que lutou bravamente e não recuou nem mesmo quando teve um dos braços decepado. Registra o Arquivo Nacional: “No tombadilho ensanguentado, entre outros bravos, combateu Marcílio Dias corpo a corpo. Quando perdeu o braço direito, insensível às dores, empunhou o sabre com a mão esquerda”.

Neste dia 11 de junho, 152º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, o Clube Náutico Marcílio Dias rende sua homenagem ao herói que lhe empresta o nome.

Diretoria de Memória e Cultura


Fonte: Diretoria de Memória e Cultura