Notícias
152º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo
Na noite de 17 de março de 1919, quando um grupo de pessoas se reuniu para fundar um clube náutico na cidade de Itajaí, por alguns instantes houve discussões a respeito da escolha do nome a ser adotado. As dúvidas se dissiparam no momento em que Ignácio Mascarenhas Passos, presidente da assembleia de fundação, explanou sobre um jovem marujo negro que sacrificou a vida em defesa da Pátria na Batalha Naval do Riachuelo, deixando um exemplo de coragem e obstinação.
Sob uma ovação de palmas, todos os presentes, por unanimidade, concordaram em batizar o clube com o nome do imperial marinheiro que lutou bravamente e não recuou nem mesmo quando teve um dos braços decepado. Registra o Arquivo Nacional: “No tombadilho ensanguentado, entre outros bravos, combateu Marcílio Dias corpo a corpo. Quando perdeu o braço direito, insensível às dores, empunhou o sabre com a mão esquerda”.
Neste dia 11 de junho, 152º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, o Clube Náutico Marcílio Dias rende sua homenagem ao herói que lhe empresta o nome.
Diretoria de Memória e Cultura
Fonte: Diretoria de Memória e Cultura