Notícias

Há 53 anos, Marcílio Dias conquistava o seu título estadual

23/02/2017

O dia 23 de fevereiro é uma data especial na história marcilista. É dia de recordar e celebrar uma das maiores glórias da trajetória quase centenária do clube itajaiense. Foi na tarde de 23 de fevereiro de 1964 que o Marcílio Dias conquistou o Torneio Luiza Mello, competição organizada pela Federação Catarinense de Futebol (FCF) e que em 1983 foi reconhecida e homologada como o campeonato estadual de 1963.

O título foi garantido com uma rodada de antecipação na grande vitória sobre Carlos Renaux, por 4 a 1, no Estádio Augusto Bauer, em Brusque. O primeiro gol do jogo foi marcado pelos donos da casa, com Badinho, aos 28 minutos do primeiro tempo. Aos 42, o Marcílio chegou ao empate através do ponta direita Ratinho. No segundo tempo só deu o time de Itajaí. Renê, aos 10, Aquiles, aos 17, e novamente Renê aos 34 minutos da etapa final decretaram a vitória rubro-anil e a conquista do título.

A goleada sobre o time brusquense coroou uma campanha espetacular. O Marinheiro liderou o certame de início ao fim e sagrou-se campeão de forma incontestável. Ao longo das 18 rodadas, o Marcílio teve sete pontos perdidos, venceu 13 jogos, empatou três e perdeu dois – aproveitamento superior a 80%. O ataque marcilista anotou 43 gols (média de 2,38 gols por jogo) e a defesa sofreu 16.

O Almirante Barroso, de Itajaí, foi o vice-campeão daquele ano.

Ficha técnica do jogo do título
Carlos Renaux 1 x 4 Marcílio Dias
Data: 23/02/1964
Local: Estádio Augusto Bauer (Brusque)
Árbitro: Arno Boos
Auxiliares: Orcy de Souza e Mauro Machado
Renda: Cr$ 222.70,00
Gols: Badinho aos 28 e Ratinho aos 42 do primeiro tempo; Renê aos 10 e 34 e Aquiles aos 17 do segundo tempo.
Carlos Renaux: Aurélio; Bianchini, Sardo, Adelfo (Baiano) e Merísio; Badinho e Araújo (Zeca); Petrusky, Wilson, Vinícius (Miltinho) e Bossinha. Técnico: Norival Mosimann.
Marcílio Dias: Jorge; Djalma, Marzinho, Joel Santana e Joel Reis; Sombra e Odilon; Renê, Aquiles, João Caetano (Salvador) e Ratinho. Técnico: Milton Gonçalves.

Texto por: Fernando Alécio - jornalista
Autor do Livro “Torneio Luiza Mello – Marcílio Dias Campeão Catarinense de 1963”.


Fonte: Fernando Alécio - Jornalista