Notícias

Retrospecto histórico Marcílio x Sport Jaraguá

29/10/2016

Fundado em abril de 2008, o Sport Club Jaraguá enfrentou o Marcílio Dias apenas uma vez. A partida ocorreu no dia 28 de agosto de 2016, no Gigantão das Avenidas, e terminou com vitória do time itajaiense por 2 a 0, gols de Eliomar e Pelezinho. O jogo foi válido pelo primeiro turno do Campeonato Catarinense da Série B.

Ao longo da história, o Marcílio enfrentou outros times com o nome Jaraguá. Foi o que aconteceu, por exemplo, em 1999. Na campanha da Segunda Divisão daquele ano, o Cilião perdeu em Jaraguá do Sul por 2 a 0 no turno, mas venceu por 1 a 0 em Itajaí no returno. O Marcílio terminaria o campeonato como campeão ao vencer o Itajaí por 5 a 4 numa final emocionante. O Jaraguá de 1999, porém, não pode ser confundido com o atual. Na verdade, era o tradicional Juventus, que naquele ano estava jogando com outra denominação.

Os confrontos oficiais do Marcílio Dias contra equipes da cidade de Jaraguá do Sul remontam ao Campeonato Catarinense de 1958. Naquela ocasião, o Marinheiro eliminou o Clube Atlético Baependi com uma vitória e um empate. Em 25 de janeiro de 1959, o Rubro-Anil venceu por 2 a 0 em Itajaí, com gols de Hugo e Nande – que fez um golaço ao passar pro três adversários e colocar a bola entre as pernas do goleiro.

Uma curiosidade: uma das pessoas que trabalhou na bilheteria do Estádio Dr. Hercílio Luz neste jogo foi o senhor Osni Mello, então presidente da Federação Catarinense de Futebol. No dia 1º de fevereiro de 1959, no jogo de volta em Jaraguá do Sul, houve empate em 1 a 1. O gol marcilista foi anotado por Idésio, aos 30 minutos do primeiro tempo, sendo este o primeiro gol do Marcílio Dias em um jogo oficial na cidade de Jaraguá do Sul.

Primeiro jogo oficial contra um time de Jaraguá do Sul:

Marcílio Dias 2 x 0 Baependi

Data: 25.01.1959

Competição: Campeonato Catarinense de 1958

Local: Estádio Dr. Hercílio Luz (Itajaí)

Árbitro: Salvador Lemos

Gols: Hugo (43min do 1º tempo) e Nande (31min do 2º tempo)

Marcílio Dias: Medeiros; Gaya e Gilberto Papai; Lóca, Cirilo e Nônho; Hugo, Fernando II, Idésio, Nande e Zênio.

Baependi: Gaulke; Piazera e Scink; Taranto, Americano e Zeca; Guido, Airoso, Nutzi, Hamilton e Horst.


Texto: Fernando Alécio (autor do livro “Torneio Luiza Mello – Marcílio Dias Campeão Catarinense de 1963”)


Fonte: Ass. Comunicação