Notícias

Coronel Edson Pimenta se apresenta ao Marinheiro

18/11/2011

Sinclair Garcia e coronel Pimenta (d) nas dependências do Estádio

O Clube Náutico Marcílio Dias recebeu mais um reforço esta semana. Isto porque na última quinta-feira (17), quem se apresentou ao Marinheiro foi o auxiliar técnico Edson Pimenta Bueno Filho.

Pimenta, como é popularmente chamado, é coronel das Forças Armadas, formado pela Academia Militar do Barro Branco. Além disto, é graduado em Direito e têm cursos e especializações na área da Educação Física e Futebol.

Foi auxiliar técnico da equipe profissional da Sociedade Esportiva Palmeiras, disputando o Campeonato Paulista e Copa Libertadores da América em 2005. Também foi auxiliar técnico da equipe profissional do Al Hilal da Arábia Saudita, disputando a Copa do Rei e Copa Asiática em 2006, dentre outros times do Brasil e exterior.

Para o militar, o time em formação vai surpreender torcedores e simpatizantes positivamente. “Sob a orientação do técnico Jamelli e supervisão da diretoria, estamos trazendo alguns jogadores experientes, mas também apostando em atletas novos, mas de boa formação, com atuação em grandes clubes como Palmeiras, Santos e Corinthians, dentre outros”, disse.

Pimenta juntamente com Sinclair Garcia e Ronaldo Alfredo, demais integrantes da comissão técnica e que já estão em Itajaí, afirmam estar focados nas metas previamente estabelecidas de elevar o nível do Marinheiro, alcançando bons resultados e ingressando na série D do brasileirão do próximo ano.

Atuação profissional

No âmbito profissional, pimenta teve as seguintes experiências: foi técnico da Seleção Brasileira Macabi (Campeonato Panamericano no Brasil – 1983); preparador físico da equipe de Juniores da Associação Portuguesa de Desportos (1983 a 1984); preparador físico da equipe profissional da Associação Portuguesa de Desportos (1985), preparador físico dos árbitros profissionais da Federação Paulista de Futebol (1979 a 1989); Coordenador Geral do Departamento de Futebol Amador da Associação Portuguesa de Desportos (1988 a 1991); técnico Interino da equipe profissional da Associação Portuguesa de Desportos (Campeonato Paulista 1989); técnico da Seleção Brasileira Macabi (Macabíada Mundial – Israel 1993); supervisor geral de futebol profissional da Associação Portuguesa de Desportos (1994 a 1996); auxiliar técnico da equipe profissional do Sport Clube Corinthians Paulista (Brasileiro 1997); auxiliar técnico da equipe profissional da Associação Portuguesa de Desportos (Paulista e Brasileiro 1998); coordenador técnico do futebol profissional e amador da Associação Portuguesa de Desportos (1999 e 2000); auxiliar técnico da equipe profissional da Associação Portuguesa de Desportos (Paulista e Brasileiro 2001); auxiliar técnico da equipe profissional do Esporte Clube Bahia (Baiano – Brasileiro e Copa do Brasil 2002); auxiliar técnico da equipe profissional do Goiás Esporte Clube (Brasileiro e Copa do Brasil 2003); auxiliar técnico da equipe profissional do Al-Ittihad (Arábia Saudita)-(Liga Árabe de Clube Campeões e Copa Asiática 2003 e 2004); auxiliar técnico da equipe profissional da Sociedade Esportiva Palmeiras
 (Paulista e Copa Libertadores da América 2005); auxiliar técnico da equipe profissional do Al Hilal (Arábia Saudita)- (Copa do Rei e Copa Asiática 2006); e auxiliar técnico da equipe profissional do Al Ittihad (Arábia Saudita)-(Copa do Rei e Liga Árabe de Clubes Campeões 2007).

Títulos conquistados

Dentre os títulos já conquistados, destaque para: Campeão da Taça São Paulo Juniores, pela Associação Portuguesa de Desportos (1990); Vice-Campeão Brasileiro, pela Associação Portuguesa de Desportos (1996); Campeão da Copa do Rei, pelo Al Ittihad (2004); Vice Campeão da Liga Árabe de Clubes Campeões, pelo Al Ittihad (2004).

Jogadores que ajudou a revelar

Dentre os atletas que ajudou a revelar, Pimenta ressalta: Dener; Zé Maria; Zé Roberto; Rodrigo Fabri; Leandro Amaral; Ricardo Oliveira; Daniel Alves; Emerson, zagueiro da seleção brasileira e do são Paulo; e Jorginho, hoje treinador da portuguesa.


Demais integrantes da comissão técnica


Sinclair Garcia, o preparador físico

O preparador físico Sinclair Garcia está em Itajaí desde o dia 4 de novembro. Graduado em Educação Física com especialização em Treinamento Desportivo, atuou pelo Itumbiara Esporte Clube em 2011. Foi coordenador técnico da Sociedade Esportiva Palmeiras entre 2010 e 2011, além de preparador físico do Clube Atlético Metropolitano entre 2009 e 2010, disputando a Copa Santa Catarina e Catarinese da primeira divisão.

Além disto, acumula as seguintes experiências: estágio no Barcelona e Espanol, na Espanha, e Paris Saint Germain, na França em 2011; observação de jogos e treinamentos no Barcelona F.C, Espanol -RCD e Paris Saint Germain; curso de preparação física no futebol e observação de treinamentos no Velez e River Plate, da Argentina em 2005; técnico do Sub-16 do Al Wasl, no Emirados Árabes,  e assistente do Sub-18 e Sub-20 em 2004 e 2005; técnico e preparador físico do Sub-16 e depois preparador físico do Sub-18 e Sub-20; cursos e estágio de 3 meses em clubes argentinos, em 2003. Com os cursos e estágios realizados na Argentina, obteve profundo conhecimento da estrutura e do sistema de formação da escola Argentina.

Outras experiências registradas por Sinclair foram como: preparador físico do Itumbiara Esporte Clube em 2011 com acesso do Goiano e Série D; coordenador técnico da Sociedade Esportiva Palmeiras em 2010 e 2011; captação e desenvolvimento de potenciais valores no Centro de Treinamento Desportivo do Nordeste (CETEN); preparador físico do Clube Atlético Metropolitano em 2009 e 2010; Copa Santa Catarina e Catarinese da primeira divisão, sendo vice-campeão e quarto no Catarinense; preparador físico do Brasiliense 2009, com participação no Campeonato Candango e Campeonato Brasileiro da serie B e sendo campeão Candango; preparador físico do Clube Atlético Linense em 2009, com participação no Campeonato Paulista Série A2, com sete jogos; preparador físico do Mirassol Futebol Clube em 2008 e 2009; Copa Federação Paulista e Campeonato Paulista série A1 2009, ficando em terceiro na Copa e sexto no Paulista; técnico adjunto do Campus Pelé no Paulista Futebol Clube em 2007 e 2008, dentre muitas outras atividades profissionais.


Ronaldo Alfredo, a prata da casa

O técnico dos Juniores do Marcílio Dias, Ronaldo Alfredo, também foi escalado para integrar a comissão técnica do Marinheiro. Ronaldo iniciou nas categorias de base do clube itajaiense quando seu pai, Brasil Alfredo, era treinador o . Atuou no extinto BEC (Blumenau Esporte Clube), fez parte dos atletas do Fluminense sob a direção do técnico da base, à época, Vanderlei Luxemburgo e brilhou jogando pelo Bragantino, também levado por “Luxa”, com outros seis atletas.

Ronaldo Alfredo atuou em inúmeros outros clubes, retornando ao Gigantão das Avenidas em 2006, depois foi para o interior de Minas Gerais e retornou este ano. A participação dele na comissão técnica profissional do Marinheiro foi uma solicitação da diretoria marcilista, aceita de imediato por Jamelli, o que demonstra a credibilidade do profissional junto aos dirigentes e reconhecida no meio esportivo.


Oberdan Miranda Araújo, preparador de goleiros

O preparador de goleiros Oberdan Miranda Araújo, foi integrante da equipe bicampeã do Campeonato Sulamericano na categoria Infantil, 2001 e 2003, pelo Partner Football. Em 2007, conseguiu acesso para a série A3 com a Penapolense e em 2008 integrou a equipe do São Bernardo que conquistou o acesso à Série A2 do Paulista.

Oberdan teve uma rápida carreira como goleiro, passando pelo Coritiba e Operário de Ponta Grossa, ambos no Paraná.


Fonte: Assessoria de Imprensa