Notícias

Presidente do Marcílio Dias representa os 68 Clubes da Série D em carta à CBF

09/07/2020

Os 68 Clubes que irão disputar a Série D do Campeonato Brasileiro em 2020 se reuniram e encaminharam nesta quinta-feira uma carta requerimento à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), com reivindicações pertinentes à disputa da competição.

A carta, assinada por Lucas Brunet, Presidente do Clube Náutico Marcílio Dias, de Santa Catarina, em nome dos demais presidentes, aponta caminhos e necessidades dos participantes desta edição em meio à pandemia do novo Coronavírus. Todos os Clubes foram severamente afetados pela pandemia, perdendo receitas importantes para se manter, como patrocinadores e sócios-torcedores.

Entre as medidas de compensação aos Clubes solicitadas no requerimento está a doação, em caráter emergencial, de mais uma parcela de R$ 120 mil a cada Clube participante, já que a parcela anterior aportada pela CBF, de mesmo valor, era para o prazo de 60 dias, já esgotados.

Os Clubes também solicitam a possibilidade de negociação com emissoras ou plataformas de transmissão dos jogos e também que a CBF adquira dos Clubes, de maneira imediata, uma quantidade mínima de placas de publicidade nos estádios que sediarão as partidas, para pagamento exclusivo de salários de atletas e funcionários.

Com a crise financeira instaurada pela pandemia, muitos Clubes alegam não possuir mais condições de participação na competição. Neste sentido, a carta solicita também que a CBF conceda o direito de desistência de participação, sem punição futura, aos Clubes que encontram-se em extremas dificuldades financeiras.

Outra reivindicação da carta acabou sendo contemplada pela CBF nesta manhã de quinta-feira, com a divulgação do calendário da competição, que até então os Clubes não possuíam e não podiam se planejar. A CBF divulgou a data de início prevista para o dia seis de setembro de 2020, com término no dia sete de fevereiro de 2021. A carta solicita também uma reunião online com a entidade, para tratar destas questões apontadas na carta requerimento.


Fonte: Assessoria de Comunicação