Notícias

Gigantão das Avenidas completa 98 anos de história!

02/10/2019

No dia 2 de outubro de 1921, o Marcílio Dias inaugurou a \"Praça de Desportos Dr. Hercílio Luz\". O nome rende homenagem ao então governador de Santa Catarina, que sancionou a Lei 1.352/21, cedendo ao clube a área na Avenida Sete de Setembro enquanto o Marcílio existir. O terreno já era ocupado pelo clube desde 1919 e foram necessários pesados investimentos por parte do Marcílio para transformar o local numa praça esportiva, uma vez que se tratava de terreno alagadiço.

Durante o dia 2 de outubro de 1921, uma série de atividades marcaram a inauguração não só do campo de futebol, mas também de uma quadra de basquete e pista de atletismo - a quadra de tênis já havia sido inaugurada em maio daquele ano. A festa começou pela manhã com o plantio de 23 árvores de cedro. Após belo discurso, Victor Konder (futuro Ministro da Viação) declarou inaugurada a praça de desportos.

No início da tarde, o público acompanhou com curiosidade a primeira partida de xadrez com figuras vivas realizada no Brasil. Ignez Oliveira e Laura Demoro foram as rainhas, vestidas a caráter. Os contendores Otto Rziha e João Arcacy jogavam numa mesa convencional e os movimentos eram reproduzidos no tabuleiro humano. A vitória coube a Otto Rziha.

Outra novidade foram as provas de atletismo. Pela primeira vez os itajaienses viram competições de lançamento de peso, salto em altura, corrida de barreiras, salto em distância, lançamento de disco, salto em altura com vara, corrida rasa de 400 metros, lançamento de dardo e corrida rasa de 100 metros. O evento ficou conhecido como Festa da Primavera.

Ao longo das décadas, o estádio rubro anil foi sendo modernizado e entre as décadas de 1960 e 1970 chegou a ser considerado como um dos melhores estádios de Santa Catarina. A arquibancada coberta foi concluída por volta de 1961, os refletores inaugurados em 1964, o \"esquenta galho\" foi erguido entre 1979 e 1981 e a \"curva\" foi inaugurada em 1990.

No momento atual, a casa do Marinheiro vem passando por várias melhorias, como troca de gramado, reforço na iluminação e novos bancos de reserva, entre outros esforços para deixá-lo sempre melhor para atletas e torcedores. Viva o Gigantão das Avenidas!


Fonte: Diretoria de Memória e Cultura