Notícias

Dez anos da Recopa Sul-Brasileira

08/12/2017

Há dez anos, o Marcílio Dias conquistou o seu primeiro e até hoje único título interestadual no futebol profissional: a Recopa Sul-Brasileira de 2007. O Marinheiro garantiu vaga na competição, disputada em Curitiba, ao vencer a Copa Santa Catarina de 2007. Os demais participantes foram o anfitrião J. Malucelli (campeão da Copa Paraná), Caxias (campeão da Copa Federação Gaúcha de Futebol) e Juventus (campeão da Copa Federação Paulista de Futebol).

A estreia do Marcílio se deu no dia 5 de dezembro, no Estádio Janguito Malucelli, diante do Juventus, na semifinal. O Rubro-Anil do técnico Mauro Ovelha atropelou o Moleque Travesso da Rua Javari e se classificou para a final com uma goleada por 4 a 1. Luís Ricardo duas vezes, Fabrício e Claudemir fizeram os gols do time itajaiense.

Na grande decisão, disputada no dia 8 de dezembro, também no Estádio Janguito Malucelli, o Marinheiro sagrou-se campeão com outra goleada, desta vez sobre o Caxias (RS), por 4 a 1, com gols de Waldison e três de Luís Ricardo. Outro destaque do jogo foi o goleiro Marcelo Vacaria, que defendeu uma cobrança de pênalti. Ídolo da torcida marcilista, o goleiro viria a falecer tragicamente pouco mais de dois meses depois daquele jogo.

“Tive a oportunidade de fazer parte desse time, de fazer gols e conquistar este título. Hoje estou no Botafogo, mas tenho muito orgulho de ter vestido a camisa do Marcílio Dias”, afirma Luís Ricardo, que foi o artilheiro da Recopa Sul-Brasileira com cinco gols. Uma curiosidade: na época, o jogador atuava como atacante, mas depois ganhou projeção no futebol nacional atuando como lateral-direito.

Waldison também recorda com carinho do título e de sua passagem pelo Gigantão das Avenidas. “Tive o prazer de vestir essa camisa em 2007. Fizemos história no clube, conquistando a Recopa Sul-Brasileira, um título reconhecido pela CBF. Tive oportunidade de fazer um gol naquela final contra o Caxias, que foi 4 a 1 fora o baile. Fui muito feliz no período em que defendi o Marcílio”, declarou o atleta, que atualmente joga no futebol turco.

Mauro Ovelha, técnico campeão da Copa Santa Catarina e da Recopa, destaca o entrosamento e a qualidade técnica como principais características daquele time de 2007. “Era um time muito bom, com jogadores de qualidade e isso fez diferença nas duas competições”, opina o treinador.

Na final contra o Caxias, o Marinheiro foi a campo com Marcelo Vacaria; Arlan, Rogério Prateat, Alex e Fábio júnior; Benson, Fabrício, Claudemir e Felipe Oliveira (Barbieri); Luís Ricardo e Waldison.


Fonte: Diretoria de Memória e Cultura