Notícias

Lendários Marinheiros: Idésio Moreira

02/11/2017

Em 2 de novembro de 1937, nascia em Itajaí aquele seria um dos maiores ídolos da história do Náutico Marcílio Dias: Idésio, o garoto bom de bola dos campinhos da cidade que se tornou um dos mais respeitados nomes do futebol catarinense na década de 1960.

Ele iniciou sua carreira nas categorias de base do Marcílio Dias, sendo registrado pelo clube na Federação Catarinense de Futebol (FCF) com 15 anos, em agosto de 1953. Filho de família humilde, já trabalhava para ajudar em casa, apesar da pouca idade. Na sua ficha de inscrição na federação, consta a profissão de operário. Seu pai, Vergílio, falecera no ano anterior.

O craque deixou o Marinheiro antes mesmo de chegar ao time principal e em 1955 disputou o campeonato da Liga Itajaiense de Desportos (LID) pelo Lauro Müller, tendo se destacado com a camisa alvinegra. Em 1956, serviu ao Exército em Brusque e neste ano jogou pelo Carlos Renaux, atuando ao lado de grandes jogadores como Agenor (também revelado pelo Marcílio) e o veterano Teixeirinha (que teve uma rápida passagem pelo Marcílio em 1943).

Em 1957, o reencontro: Idésio foi contratado pelo Marcílio na gestão do presidente Gabriel Collares, iniciando ali um período de glórias na história do Marinheiro. Sua estreia ocorreu num amistoso contra o Olímpico, de Blumenau, vencido pelo Marcílio por 3 a 2, no aniversário do clube - 17 de março de 1957. No ano seguinte, foi artilheiro do Campeonato Catarinense. Com Idésio como principal figura, o Marcílio conquistou quatro vezes o título da LID (1958, 1960, 1961 e 1962), além de três vice-campeonatos estaduais e o vice-campeonato Sul-Brasileiro de 1962. Nesta época, Idésio era titular incontestável da Seleção Catarinense.

As boas atuações do goleador marcilista despertaram o interesse de diversos clubes, entre eles Flamengo, Corinthians, São Paulo, Grêmio e Internacional. Finalmente, acabou negociado em outubro de 1963 com o Metropol, de Criciúma, tornando-se o maior artilheiro da história deste clube com 140 gols. Com o dinheiro obtido com a venda do passe de Idésio, a diretoria do Marcílio concluiu as obras das torres de iluminação do Estádio Dr. Hercílio Luz. Em 1967, o atleta foi para o Ferroviário de Curitiba e dois anos depois regressou à sua terra natal para defender novamente o Marinheiro, encerrando a carreira profissional com o manto rubro-anil em 1970.

Idésio é o jogador que mais gols marcou com a camisa do Marinheiro. De acordo com dados levantados pelo pesquisador Gustavo Melim Gomes, já foram contabilizados 155 gols do artilheiro. Porém, a quantidade de gols seguramente é maior, pois não é possível computar os números de todos os jogos devido à falta de registros.

Idésio faleceu em 5 de março de 2003, aos 65 anos, em Itajaí. Na data em que Idésio Moreira completaria 80 anos, o Clube Náutico Marcílio Dias presta homenagem a seu ídolo eterno.


Fonte: Diretoria de Memória e Cultura